9 de fevereiro de 2012

DICAS: Fazendo o seu manequim de costura

Hoje o post é dedicado às estudantes do Curso de Moda, pessoas que gostam de costurar ou aquelas que arriscam cortar algumas peças na própria casa.

Para falar sobre o assunto, teremos uma convidada mais que especial, a expert em moda e costura Bruna Kalil.
A história da minha querida amiga Bruna é semelhante à de muitas meninas por aí. Ela sempre teve o sonho de se graduar em moda, mas fatores como o medo da carreira incerta e de não alcançar o tão almejado sucesso profissional fizeram com que optasse por trabalhar em algo que contribuísse para os negócios da família. Então, formou-se em Engenharia de Alimentos, mas exerceu por pouco tempo a profissão, até que sua criatividade e bom gosto falaram mais alto e as portas para o sucesso começaram a se abrir! Bruna começou a trabalhar em lojas de roupas, a vender acessórios, e, passado algum tempo, estava se aventurando em Ribeirão Preto para concretizar o seu sonho: especializar-se em moda! E é por essa razão que a Bruna está aqui no Blog: prestar um depoimento sobre as delícias e dificuldades do curso de moda!
"Olá queridas leitoras do Bistrô da Moda, estou aqui falar um pouco sobre o curso de moda e dar dicas de como fazer um manequim de "moulage". Bom, independentemente do tipo de curso de moda escolhido por você, prepare-se para colocar a mão na massa, ou melhor, a mão no tecido! Já no início do curso é preciso providenciar um manequim de costura. E isso normalmente é uma luta entre as estudantes, pois é muito difícil encontrar um manequim bonito e barato!
Primeiramente, vou explicar o que é "moulage", pois acredito que poucas pessoas saibam. Trata-se de uma técnica francesa de modelagem tridimensional em que a criação se dá diretamente sobre o manequim, ao invés de passar antes pelo papel.
É possível criar roupas em casa sem um manequim, mas este utilitário fashion (que funciona como assistente de prova) facilita a vida de costureiras e criadores de moda em geral. Serve também como peça decorativa:



Procurei o meu manequim em inúmeros lugares, como nas ruas 25 de março e José Paulino em São Paulo, além de outras em Uberaba, mas acabei encontrando o modelo básico em Ribeirão Preto. Fiquei super contrariada, pois não gostaria de colocar na minha casa aquele modelo tão malfeito, com pedestal de ferro torto. Entretanto, precisava de um para as minhas criações!


O que eu queria? Um manequim lindo, cheio de "fru-fru", com pedestal em estilo retrô, enfim, bem elegante.
Então percebi que ali começaria um novo projeto ou, mais precisamente, uma epopéia (como chamamos lá na minha terrinha).
Coloquei o corpinho bege debaixo do braço e saí pelas ruas de Ribeirão Preto atrás de uma marcenaria para confecção do tal pé retrô.
Foi aí que descobri que esse trabalho só é feito por um equipamento chamado "Torno", e que somente com este equipamento é possível confeccionar peças cilíndricas e esferas. Fiquei sabendo também que essa mão de obra já é quase inexistente no mercado, então resolvi partir para Uberaba, onde teria mais contatos. Finalmente, depois de muitas ruazinhas e becos, acabei encontrando um santo marceneiro! Feito! Me inspirei neste pedestal:


Após esse trabalho, veio a parte da pintura. Resolvi fazer uma composição de pink (para combinar com o móvel restaurado da vovó) e preto (como quase tudo no meu apê)! Mandei laquear de rosa queimado (para não ficar muito infantil) e a partir daí, restava escolher o forro para o manequim!
Saí perambulando por lojas de tecidos em busca de alguma inspiração, até que achei um poá lindissimo!
Tirei as medidas do manequim, fiz o molde e, depois, eu e mamãe fizemos o tal forro bolado cobrindo todo o manequim.
Vejam como ficou:


PS: O forro de poá é removível, ou seja, caso seja necessário retirá-lo para confecção de uma roupa mais clara, fica super fácil!


O que acharam? Caso alguém tenha interesse em aprender detalhes de como fazer um manequim é só entrar em contato! Estarei à disposição."


Meninas, a Bruna é uma fofa, né?! Ela estará sempre por aqui contando as novidades do Curso de Moda e dando dicas interessantes!
Depois desse post, vou correndo providenciar um desses manequins! O meu será apenas para a decoração, porque sou péssima em costura! hehehe

Beijos

Bruna K.

Compartilhe com seus amigos:

12 comentários:

  1. I have an old one in my cabin closet!
    Stunning!

    (www.the-parisienne.com)
    maybe we can follow each others?!

    ResponderExcluir
  2. Oi Line,

    a Bruna está de parabéns, ficou muito legal, eu também quero ter um porque não tem roupa que eu compro que eu não dou o meu toque nela. Corto gola, ponho gola, tiro manga, ponho manga, vestido vira blusa, blusa vira vestido, enfim no final todo mundo quer saber aonde comprei. Aí eu digo que comprei na mão de uma maluquete por aí.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  3. AAAAAAAH eu pretendo fazer o meu, ja que estou nessa onda da costura!!

    Post novo: Made In África
    http://pretapretinhablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas
    http://perfeitateen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Que dicas divas, sou louca pra aprender a costurar, será que é pq minha vó é costureira? Pode ser, mas fico fascinada a cada corte, a cada detalhe feito nas peças, um dia eu aprendo *-*

    Te seguindo, se puder me segui de volta?
    http://wondernailvarious.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Bruna, como posso comprar um manequim como o seu? Vi na internet um como o seu... bege assim... mas ser que é o mesmo? Seria possível me responder por email? As vezes pergunto e perco onde fiz a pergunta... coisa de gente velha k k k k Meu email é mfparreira2008@terra.co,.br

    ResponderExcluir
  7. Bruna, comentei mas não sei se foi... vi na net um manequim bege como o seu... será que é esses mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Caraca, eu ameei isso! Vc não enjoou? Não gostaria de vender?
    meu email: renataleticiapaixao@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, ameeeei isso. Vc não gostaria de vender??

    ResponderExcluir
  10. oLÁ! Estou tentando entrar em contato há alguns dias sem resposta. Como faço para falar com a Bruna Kalil? Pode me passa algum e-mail. Sou produtora Cultural em SP e tenho interesse em falar com ela. Abraços, R. Letícia

    ResponderExcluir