9 de fevereiro de 2012

DICAS: Fazendo o seu manequim de costura

Hoje o post é dedicado às estudantes do Curso de Moda, pessoas que gostam de costurar ou aquelas que arriscam cortar algumas peças na própria casa.

Para falar sobre o assunto, teremos uma convidada mais que especial, a expert em moda e costura Bruna Kalil.
A história da minha querida amiga Bruna é semelhante à de muitas meninas por aí. Ela sempre teve o sonho de se graduar em moda, mas fatores como o medo da carreira incerta e de não alcançar o tão almejado sucesso profissional fizeram com que optasse por trabalhar em algo que contribuísse para os negócios da família. Então, formou-se em Engenharia de Alimentos, mas exerceu por pouco tempo a profissão, até que sua criatividade e bom gosto falaram mais alto e as portas para o sucesso começaram a se abrir! Bruna começou a trabalhar em lojas de roupas, a vender acessórios, e, passado algum tempo, estava se aventurando em Ribeirão Preto para concretizar o seu sonho: especializar-se em moda! E é por essa razão que a Bruna está aqui no Blog: prestar um depoimento sobre as delícias e dificuldades do curso de moda!
"Olá queridas leitoras do Bistrô da Moda, estou aqui falar um pouco sobre o curso de moda e dar dicas de como fazer um manequim de "moulage". Bom, independentemente do tipo de curso de moda escolhido por você, prepare-se para colocar a mão na massa, ou melhor, a mão no tecido! Já no início do curso é preciso providenciar um manequim de costura. E isso normalmente é uma luta entre as estudantes, pois é muito difícil encontrar um manequim bonito e barato!
Primeiramente, vou explicar o que é "moulage", pois acredito que poucas pessoas saibam. Trata-se de uma técnica francesa de modelagem tridimensional em que a criação se dá diretamente sobre o manequim, ao invés de passar antes pelo papel.
É possível criar roupas em casa sem um manequim, mas este utilitário fashion (que funciona como assistente de prova) facilita a vida de costureiras e criadores de moda em geral. Serve também como peça decorativa:



Procurei o meu manequim em inúmeros lugares, como nas ruas 25 de março e José Paulino em São Paulo, além de outras em Uberaba, mas acabei encontrando o modelo básico em Ribeirão Preto. Fiquei super contrariada, pois não gostaria de colocar na minha casa aquele modelo tão malfeito, com pedestal de ferro torto. Entretanto, precisava de um para as minhas criações!


O que eu queria? Um manequim lindo, cheio de "fru-fru", com pedestal em estilo retrô, enfim, bem elegante.
Então percebi que ali começaria um novo projeto ou, mais precisamente, uma epopéia (como chamamos lá na minha terrinha).
Coloquei o corpinho bege debaixo do braço e saí pelas ruas de Ribeirão Preto atrás de uma marcenaria para confecção do tal pé retrô.
Foi aí que descobri que esse trabalho só é feito por um equipamento chamado "Torno", e que somente com este equipamento é possível confeccionar peças cilíndricas e esferas. Fiquei sabendo também que essa mão de obra já é quase inexistente no mercado, então resolvi partir para Uberaba, onde teria mais contatos. Finalmente, depois de muitas ruazinhas e becos, acabei encontrando um santo marceneiro! Feito! Me inspirei neste pedestal:


Após esse trabalho, veio a parte da pintura. Resolvi fazer uma composição de pink (para combinar com o móvel restaurado da vovó) e preto (como quase tudo no meu apê)! Mandei laquear de rosa queimado (para não ficar muito infantil) e a partir daí, restava escolher o forro para o manequim!
Saí perambulando por lojas de tecidos em busca de alguma inspiração, até que achei um poá lindissimo!
Tirei as medidas do manequim, fiz o molde e, depois, eu e mamãe fizemos o tal forro bolado cobrindo todo o manequim.
Vejam como ficou:


PS: O forro de poá é removível, ou seja, caso seja necessário retirá-lo para confecção de uma roupa mais clara, fica super fácil!


O que acharam? Caso alguém tenha interesse em aprender detalhes de como fazer um manequim é só entrar em contato! Estarei à disposição."


Meninas, a Bruna é uma fofa, né?! Ela estará sempre por aqui contando as novidades do Curso de Moda e dando dicas interessantes!
Depois desse post, vou correndo providenciar um desses manequins! O meu será apenas para a decoração, porque sou péssima em costura! hehehe

Beijos

Bruna K.

Compartilhe com seus amigos: